Anemia e Leucemia

Visão Geral/Leucemia

Um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções. A leucemia é o câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. Existem muitos tipos, como leucemia linfoblástica aguda, leucemia mieloide aguda e leucemia linfocítica crônica. Muitos pacientes com tipos de leucemia de crescimento lento não têm sintomas. Os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar sintomas que incluem fadiga, perda de peso, infecções frequentes e sangramento fácil ou hematomas. O tratamento varia muito. Para leucemias de crescimento lento, o tratamento pode incluir o monitoramento. Para leucemias agressivas, o tratamento inclui quimioterapia, que, às vezes, é seguida por radioterapia e transplante de células-tronco.

Visão Geral/Anemia

Condição em que o sangue não tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis. A anemia é resultado da falta de glóbulos vermelhos ou glóbulos vermelhos disfuncionais no corpo, o que causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos. Os sintomas podem incluir fadiga, palidez, falta de ar, vertigem, tonturas ou batimento cardíaco acelerado. O tratamento depende do diagnóstico subjacente. Suplementos com ferro são indicados para suprir a deficiência deste mineral. Também podem ser prescritos suplementos com vitamina B. Em caso de perda de sangue, transfusões podem ser necessárias, ou ainda o uso de medicamentos para indução de formação de células sanguíneas.

Assista também:

Junho Laranja: mês da conscientização sobre anemia e leucemia. A campanha do mês de junho dirige-se à informação e prevenção sobre a saúde do sangue.
A Campanha Junho Vermelho foi criada no Brasil em 2015, sendo o mês escolhido em razão do fato de no dia 14 celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).