Anemia e Leucemia

Anemia

Anemia ferropriva

É a anemia mais comum, caracterizada pela deficiência de ferro, nutriente essencial ao organismo e associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos.

Em geral, é causada por carência nutricional, mas pode estar relacionada a parasitoses intestinais, gravidez, parto e amamentação, hemorragias agudas ou crônicas e menstruações muito abundantes.

Talassemia

Também conhecida como anemia do Mediterrâneo, é uma doença hereditária trazida pelos imigrantes oriundos dos países banhados pelo Mediterrâneo, como espanhóis, portugueses, gregos, italianos, egípcios e libaneses.

É causada por um defeito no processo de síntese da hemoglobina. Existem dois tipos de talassemia: alfa, quando há diminuição ou ausência da produção das cadeias alfa da hemoglobina, e beta, quando ocorre diminuição ou ausência de produção das cadeias beta de hemoglobina. Ambas as talassemias podem se manifestar nas formas assintomática ou mais grave.

Anemia aplástica

Doença autoimune caracterizada pela diminuição da produção de células sanguíneas na medula óssea. É uma doença rara e grave, que pode ser congênita ou desencadeada por fatores externos, como infecções, câncer e exposição à radioterapia e/ou quimioterapia.

Anemia falciforme

Caracteriza-se por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e, consequentemente, a oxigenação dos tecidos.

Anemia hemolítica autoimune (AHAI)

É caracterizada por uma desregulação do sistema imune, que passa a produzir anticorpos que atacam os glóbulos vermelhos do sangue. Pode ser causada por uma infecção, certos medicamentos, outra doença autoimune, entre outros.

Anemia por doenças crônicas

É a segunda anemia mais frequente, e surge em consequência de doenças crônicas, infecciosas ou não, doenças autoimunes ou câncer. Pode ocorrer por três mecanismos: diminuição da sobrevida da hemácia; falha da medula óssea em aumentar a produção de glóbulos vermelhos para compensar o aumento da sua demanda; e distúrbio no metabolismo do ferro.

Anemia de Fanconi (AF)

É caracterizada pela diminuição das células sanguíneas: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas (pancitopenia). É uma doença rara, de causa genética. Os sintomas incluem malformações congênitas; alterações nos ossos; falência medular progressiva; manchas amarronzadas na pele; problemas renais; e predisposição a certos tipos de câncer.

Por deficiência de B12

Causada pela falta de vitamina B12, é caracterizada por aumento do tamanho das hemácias e redução na sua quantidade. Os sintomas mais comuns são dor de barriga; alteração no funcionamento do intestino (períodos alternados de diarreia e prisão de ventre); queda de cabelo; cansaço; palidez; entre outros.

Anemia perniciosa (de Addison)

Embora seja um tipo de anemia megaloblástica, não é causada pela baixa absorção de B12, mas pela deficiência de fator intrínseco, uma proteína à qual esse nutriente se liga para ser absorvido pelo organismo. Com a deficiência do fator intrínseco, a absorção da vitamina B12 fica comprometida.

Por deficiência de ácido fólico (vitamina B9)

Em geral, ocorre por baixa ingestão dessa vitamina, alcoolismo, má absorção do nutriente, entre outros. Os sintomas comuns são sonolência, palidez, cansaço, taquicardia, entre outros. O tratamento pode incluir a reposição de ácido fólico.

Leucemia

Leucemia Linfoide Aguda

Mais comumente observado em crianças e apresenta rápido desenvolvimento

Leucemia Linfoide Crônica

Afeta principalmente indivíduos adultos, geralmente a partir dos 50 ano. Tem crescimento mais lento. Raramente ocorre em crianças.

Leucemia Mielóide Aguda

É o tipo mais comum de leucemia em adultos e tem desenvolvimento muito rápido. Raramente ocorre em crianças. Na leucemia mieloide aguda a medula óssea produz muitas células sanguíneas anormais que se acumulam pelo corpo.

Leucemia Mielóide Crônica

Caracteriza-se por uma produção excessiva de glóbulos brancos e por ter uma evolução lenta. Acomete em geral pessoas idosas.